quinta-feira, maio 01, 2008

Um dia que dá trabalho...


Primeiro de maio no Brasil é Dia do Trabalho e, claro, feriado.
Mas na Alemanha é um dia estranho. Pelo menos em Leipzig e em algumas outras cidades alemãs é um dia onde a polícia tem um trabalho tremendo. Em 2006 eu não sabia, mas esse é o dia da "Demonstration": Passeata onde os neonazistas se encontram no Leipzig Hauptbhanhoff (a estação de trem) vindos de diversas cidades da região para desfilar pela cidade o seu apreço pelas idéias de Hitler e cia.

Sim, se você, como eu achava que neonazis eram apenas uma meia-dúzia de desmiolados, saiba que eles são uma grupo bem maior do que supeitávamos. Não pense apenas em skinheads, vi fotos inclusive de famílias nos jornais daquele ano.
Mas nem tudo está perdido. Muita gente se movimenta contra esses ideais. Tanto que em 2006 o pessoal de Leipzig conseguiu impedir a passeata de sair pela cidade.

Pela ansiedade que vi na cidade, o clima não era dos melhores e a população não ficava de bobeira na rua. Para você ter uma idéia, em cada esquina do trajeto que os neonazis fariam (não estou exagerando) havia um camburão com 06 policiais dentro. Sem falar nos muitos helicópteros circulando.
Sem falar nas barraquinhas que distribuíam botons contra aquela demonstração que eu julgava antes impensável de existir.

A imagem deste post é de um dos vários cartazes espalhados naquele ano pela cidade, incitando o povo contra a manifestação de 1 de maio. Felizmente esse movimento também tem muitos adeptos. Tanto que naquele ano, conseguiram impedir a passeata de seguir cidade adentro.

Nenhum comentário: