sábado, maio 24, 2008

Concorrendo ao TROFÉU HQMIX


Foram divulgados os indicados para a 20ª edição do Troféu HQMix, a principal premiação de quadrinhos do país. O HQMix é organizado pela ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil) e pelo Imag (Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil). Cerca de 1.200 pessoas ligadas à área de quadrinhos votam por e-mail em 46 categorias. A premiação deste ano ocorre no dia 23 de julho, no Sesc Pompéia, em São Paulo.

Neste ano estou concorrendo em duas categorias: melhor site ( www.joseaguiar.com.br) e também como melhor exposição com Viajando em Quadrinhos pela França e Alemanha, que foi feita no Centro de Cultura França e Alemanha em Icaraí, Niterói. Nela eu reuni minhas HQs da série Ernie Adams e meus primeiros trabalhos do projeto Reisetagebuch.

É o segundo ano em que sou indicado nessa categoria pois no ano passado concorri com a exposição Quadrinhofilia. Eu tinha esperança que meu álbum Folheteen fosse indicado em alguma categoria, mas a concorrência ano passado foi muito forte, pois tivemos excelentes álbuns de autores nacionais sendo publicados. O que é um ótimo termômetro de como vivemos um momento de efervescência no mercado nacional de quadrinhos.

Dois projetos coletivos em que participei também foram indicados: a exposição “Oscar Nyemeyer” que aconteceu em Belo Horizonte no 5 FIQ ( Festival Internacional de Quadrinhos) e a comemoração dos 25 anos da Gibiteca (indicada como melhor evento de 2007) . Enfim, eu não poderia estar mais contente!

Puxando a sardinha para o lado dos autores curitibanos (ou radicados aqui), uma turma respeitável de vizinhos também foi indicada: Bennet, Solda, Marco Jacobsen, André Calliman, Leonardo Melo e sua revista Quadrinhópole. E, para coroar , o grande homenageado da premiação será Cláudio Seto, um dos pioneiros do mangá brasileiro e meu ex-professor na Gibiteca de Curitiba.

Agora é fazer figa para que todo mundo volte para casa com o caneco, ou melhor, uma estátua em formato samurai, para casa. A estatueta é uma homenagem a um personagem de Seto.

Para conferir a lista completa dos indicados, acesse o Blogdosquadrinhos clicando aqui.

4 comentários:

entspannendeweltforme disse...

que delícia. eu também quero viajar.

André Caliman. disse...

Valeu, José!
E cara, tamo concorrendo junto no hqmix hein heheheeh
Abraço!

daisybr disse...

Não consegui me inscrever lá no entries rsrsrs talvez eu seja meio tonta, dá pra me incluir na lista? daisyfiuz@hotmail.com

lucio barbeiro disse...

e aí aguiar, blz? legal este seu blog, vou dar uma vasculhada melhor depois. absssss