sexta-feira, abril 11, 2008

Problemas sociais


Um gato de ressaca na sarjeta? O que tem a ver essa imagem? O cartaz com o singelo felino que bebeu todas até cair chama a atenção para o déficit social na Alemanha.

Apesar de ter uma das economias mais fortes da Europa, a Alemanha também tem problemas sociais. Um deles é a falta de emprego. Sejam para os imigrantes vindos do leste europeu, para os jovens ou mesmo os que tiveram dificuldade em se adaptar a Alemanha reunificada. Realizar uma Copa do mundo por lá certamente foi uma maneira de injetar um bom dinheiro no país. A construção civil em especial deve ter ficado agradecida. Na verdade, graças a esse setor, o país é um enorme canteiro de obras. Outro ponto interessante a lembrar é a baixa natalidade que ameaça o futuro. Para evitar que o país envelheça, casais recebem incentivo financeiro do governo para ter mais filhos.

Lá, a família recebe pensão por cada filho (Kindergeld) gerado até o pimpolho completar (apenas) 26 anos. Quem não consegue emprego, também recebe auxílio governamental. Mas muitos, sustentados com esse dinheiro nem buscam trabalho. Uma colega que trabalhava como assistente social me disse que nesses casos eles acabam mesmo é bebendo esse dinheiro. Alguns inclusive ficando sem ter onde morar. Até por ter um cachorro você recebe um auxílio financeiro. Motivo pelo qual todo Punk tem pelo meno um. Mendigos não são cena incomum por lá. Boa parte deles são estrangeiros. Porém só não são tão expostos como no Brasil. Por sinal, o primeiro que avistei foi em pleno inverno, ajoelhado, pedindo moedas em meio a neve... Cena forte, logo na minha primeira viagem. Não estava preparado para isso.
Desigualdade social existe em todo lugar.

5 comentários:

liber disse...

Boa, Zé.

Muito bem colocado. Acho legal desmitificar essa imagem de paraíso perfeito que fazemos do velho continente e perceber que lá existe tantos problemas quanto aqui.

(Espero que nenhum gato tenha sido molestado na produção daquele cartaz...)

Abs!

Unknown disse...

Ei, esse gato tinha licença especial para fazer esse trabalho de publicidade? Ele é sindicalizado?
huahuahuahua

passei pra avisar que vc está lá no meu blog
www.curiousabout-cwb.blogspot.com
beijos

Anônimo disse...

obrigada pelo post salvou o meu trabalho. Será que ninguém mais nesse mundo escreve sobre problemas sociais da alemanha? adorei o post e aprendi sobre problemas socias da alemanha que não conheçia. Muito bem escrito!

KàH Prates disse...

Achei bem legal vc ter postado essa experiencia... Nunca ouço falar dos problemas sociais da Alemanha. Achei que não existia essas coisas por lá.
Obrigada por postar, me ajudou a concluir o meu trabalho!!
(risos)

Abraço.

Jeniffer Martins disse...

Eu estou indo para a Alemanha e estou pesquisando alguns dos problemas sociais lá, mais jamais imaginaria que houvesse mendigos na Alemanha. Gostei muito do texto, e quero ver mais sobre esse tema em países de grande potência econômica!!!