sexta-feira, março 28, 2008

Cada coisa em seu lugar ?

Uma frase, dita por uma professora minha e que ficou marcada das minhas aulas de História da Arte no antigo Cefet-Pr, lá nos distantes anos 90: "Se você quer conhecer a arte greco-romana, vá para Londres."
Mas o que ela de fato quis dizer com isso? Que boa parte das obras de arte mais representativas não estão mais em seus países de origem. Ao logo dos séculos elas foram espalhadas por diversos países do mundo graças a governantes megalomaníacos e colecionadores que alimentaram a "ïndústria da pilhagem". Ao entrar pela primeira vez no Pergamon Museum eu deixei escapar a seguinte frase: "Deus, estou num templo de ladrões!"
Bom, eu não tive a oportunidade de ir a Londres ainda. Mas pude ter contato com a Grécia Clássica via Alemanha. Foi lá onde se deu meu primeiro contato com a tão falada escultura da grécia. Entre elas o poderoso sujeito da imagem acima, que estendia a mão sem dedos em minha direção. Toda e qualquer elucubração sobre tesouros nacionais sumiu da mente. Ver algo assim, tão belo e antigo me encarando, era de arrepiar. A minha foto não faz justiça ao original...

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado