segunda-feira, março 24, 2008

Hani


Este esboço rápido foi feito enquanto meu colega de classe não estava olhando. Hani é um iraquiano que saiu do seu país em 2001. Ele me dizia que adorava a Alemanha. Pois no seu país "está uma loucura, com uns matando aos outros." Essas foram mais ou menos as suas palavras. Mais ou menos porque ele tinha um sotaque muito carregado e um vocabulário digno do meu.

Mas com o tempo nossa compreensão mútua foi melhorando. Vendedor de cosméticos, o sonho dele era abrir uma loja. Eu o conheci na minha classe do nível básico de alemão na Volkshochschule, em Leipzig. Era a segunda vez que ele fazia o mesmo nível. A esposa dele, cujo nome me foge, estudava na classe ao lado. Pelo jeito ele era dono de uma lábia universal maior que qualquer limitação linguística, pois viver do comércio sem dominar o idioma nativo não devia ser fácil...

Quando disse que era brasileiro ele ficou tão feliz que faltou me abraçar. Era o ano da Copa...Ser brasileiro era vantagem naquele momento e lugar. Mas Hani era mesmo extremamente amável. Só o vi levantar a voz uma vez, quando um penetra entrou em nossa sala para beliscar a comida do almoço de despedida da turma. Os dois quase brigaram feio. Eu fiquei de visitá-lo depois que as aulas acabaram mas não deu. Infelizmente Hani não usava e-mail.

Nenhum comentário: