terça-feira, março 11, 2008

Supermarket - p01


Não há como fugir, Mais cedo ou mais tarde você terá que ir ao Supermercado fazer compras. Então que tal boas dicas de onde gastar menos? Aldi e Plus são duas grandes redes que infestam a Alemanha. Tanto que em algumas regiões vocês esbarra nesses mercados que, não são "super", com muita facilidade. São pequenos mercados com boa variedade de produtos e precinhos mais camaradas. Supermercados enormes como os do Brasil existem também, mas são mais afastados. Tanto que tive o prazer de ir apenas em um. Onde uma das caixas era, vejam só, de São Paulo. Por sinal, a única que já puxou conversa comigo. Mas convém falar de aspectos mais pitorescos: Não ha cestinhas.

Ou você traz a sacolinha de casa ou carrega suas compras na mão mesmo. A maioria das pessoas usa da segunda alternativa quando o assunto são compras rápidas. Para facilitar a vida no interior da loja, caixinhas de papelão ficam a disposição em algum canto para você colocar suas coisas até chegar ao caixa. Os funcionários repõem a mercadoria e deixam as caixas empilhadas para você usar. São essas mesmas que você vê na foto.

Note que as prateleiras não são exatamente como as nossas. Boa parte desses mercados tem as mercadorias organizadas em caixas de papelão. Você pode comprar uma sacolinha de pano ou plástico se quiser, mas só na fila do caixa. E, dele, falarei com mais carinho num próximo post. Isso sim é um assunto relevante para quem quiser sair vivo de um mercado na Alemanha.

4 comentários:

Natania A S Nogueira disse...

Quando passei 15 dias na Suíça, há quase 10 anos atrás (parece que foi ontem), eu adora ir na Catori, uma espécie de lojas americanas suíça. Adora a forma como as coisas eram organizadas - principalmente o andar que era todo de chocolate, biscoitos, queijos e vinhos (uma tentação). Aliás, fugindo um pouco do assunto... vc fez CEFET, Aguiar!!! Eu trabalhei 3 anos no CEFET MG.
:-)

Vania disse...

Os mercados aqui de Berlim são um pouco bizarros, principalmente no quesito organização, é tudo muito misturado e toda semana tem alguma coisa diferente nas prateleiras, já vi escapamento de carro, óculos de grau, trombone e fica tudo espalhado no meio dos produtos de limpeza, da comida para cachorro... Quanto a sacolinha, não saio de casa sem uma na bolsa, para se prevenir caso vá a algum mercado ou nessas lojinhas tipo 1,99...
Muito bom o Blog Aguiar estou adorando! Abração e sucesso!

Unknown disse...

Adorei o Blog, ja indiquei pra uma amiga curiosa que mora no Brasil, Parabenssssss

Anônimo disse...

Bacana ver essas coisas do dia-a-dia e suas diferenças de um lugar pro outro, né! Seu blog é bem gostoso de acompanhar.
Aliás eu indiquei seu blog pra um amigo que foi anteontem pra Alemanha, vai passar um ano lá! Acho que vai ser bem útil pra ele, hehe.
Abração.