quarta-feira, março 05, 2008

Individualidade teimosa



Fomos assistir no teatro Schaubühne de Berlim a peça (na verdade uma colagem de três espetáculos curtos chamada Die 70er Jahre) que faz parte de uma série peças da chamada Deutschlandsaga, que conta década por década os últimos 60 anos de história alemã sob o ponto de vista de novos autores. Bom, confesso que não gostamos do espetáculo. Muito esquemático, parecia exercício de primeiro ano de faculdade de artes cênicas. Mas a razão deste post não é o espetáculo em si. Mas algo que acoonteceu durante.

No início da primeira peça (um monólogo) a atriz pediu ao público que deixasse seus lugares na arquibancada e ocupasse o palco. Cada cadeira era parte do cenário, por isso a necessidade da inversão... Algumas pessoas se negaram a fazê-lo. A atriz, dentro da personagem indagava o porquê. A melhor resposta foi: "Eu paguei por este lugar."
Pois bem, o ilustre colega que disse isso fez questão de ficar até o fim da peça sem arredar o pé, por mais que estivesse exatamente no centro da ação. O melhor foi a presença de espírito da atriz, que a certo ponto o transformou em personagem (ruborizado, mas irremovível) quando lembrava do café da manhã que tomava com seu pai (e dava o texto olho no olho do teimoso), inclusive provocando-o a cantarolar uma música infantil.

A atitude do senhor que permaneceu no mesmo lugar durante as outras duas peças fomentou comentários entre colegas meus sobre a importância do direito individual para o alemão. Algo muito levado a sério por lá. Mas que esse senhor chato ( assim como os outros que também não saíram do lugar) fez questão de frisar de maneira muito desagradável. Mereceu o mico. Olha ele na foto acima, para perpetuar a gafe.

2 comentários:

liber disse...

Ih, Zé, não tô vendo foto nenhuma.

E, se quer saber, morro de medo dessas peças em que os atores mexem ou agarram alguém da platéia pra fazer parte da cena. Eu sou muito tímido...

E o velho chato tava certo. Vai ver, ele até fazia parte do espetáculo. Será que não?

Hasta la vista

Anônimo disse...

Liber, concordo. Toda vez que vou ao teatro falo pra minha namorada: não vamos sentar na primeira fila, vai que e é dessas peças interativas.

José, não precisa de foto, a história tá ótima, o velho alemão birrento já tá aqui na minha cabeça.

grande abraço!