quarta-feira, fevereiro 20, 2008

A Matematica do ICE


Então, já que no post anterior tínhamos imagens num trem, que tal falar um pouco sobre? Este é o ICE (Intercity-Express). A primeira imagem já dá uma boa idéia do quanto nosso amigo é rapidinho. Mas na mesma viagem ele chegou a alcançar bons 199 Km/h, o que é uma marca bem respeitável. Este é o trem mais rápido e moderno em operação na Alemanha.

A primeira vez que viajei de ICE as portinhas de vidro automáticas e o chão acarpetado me lembravam muito a USS-Enterprise ( a nave de Jornada nas Estrelas - A Nova Geração, mais especificamente). Mas tirando essa empolgação de calouro, o que é mais interessante ao se viajar num trem como esse é o fato de que enfim pude entender melhor aqueles problemas matemáticos da escola: " Um trem segue a tantos quilômetros por hora, quando cruza com outro em sentido contrário, etc. etc. Qual a velocidade dessse trem se ele...?

Uma das coisas mais divertidas numa viagem dessas é quando o trem passa ao lado e some segundos depois. Tudo que se vê é um borrão colorido e ouve-se um ruído metálico estranho, como um vento num corredor. O borrão vermelho da foto é um trem típico do enigma escolar passando.
Enfim o problema deixou de ser abstrato. No Brasil, infelizmente temos poucos trens de viagens longas.Tão velozes, nem pensar. Um problema matemático desses acaba escapando de nossa vivência, de nossa realidade. Mas agora é tarde, não há mais como salvar minhas velhas notas na escola. Eu sempre viajei de segunda classe. Quase não há diferença, além do preço, claro. Mas confesso que espero um dia andar de Maria-Fumaça. Também deve ser divertido...

Nenhum comentário: