terça-feira, fevereiro 12, 2008

Visitinha a Mosaik


Ainda em Berlim fui conversar com Mirko Piredda, editor da revista Zack-Magazin, uma das poucas publicações de quadrinhos possível de se encontrar nas bancas. A Zack é especializada em publicar histórias produzidas na França de maneira seriada, mas não é o carro-chefe da editora. Cheguei num dia de apuro. Faltavam dez páginas a serem feitas ( desenho, arte-final, cor e balonamento) do próximo número (o de 386) da revista Mosaik. O prazo final era o dia seguinte. Quatro artistas trabalhavam a todo vapor para vencer o prazo absurdo. O problema é que um dos desenhistas deixou a editora e isso comprometeu o cronograma.

Como é o estúdio? Simples, parecido até com os que já tive em parceria com outros artistas em Curitiba. Artes originais feitas em formato A3. Arte-final com pincel, letreiramento e cores via computador. Pranchetas, mesa de luz e livros de referência


A foto acima é um quadro feito por um artista russo com os três personagens carro-chefes da revista Mosaik, que da nome a editora: Califax, Abrax e Brabax.
A grosso modo, pode-se dizer que eles são a Turma da Mônica local. Chamados de Abrafaxe, eles são um trio de moleques que se mete em diversas aventuras. São personagens tradicionais, com mais de 25 anos de história. Tanto que o editor reclamou que o seu leitor é muito conservador. Os personagens já foram adaptados até em desenho animado, mas o leitores chiaram com algumas mudanças de visual. Mas como a revista vende mais de 100 mil exemplares mensais, não é uma boa idéia contrariá-los.

Nenhum comentário: