domingo, novembro 23, 2008

Como foi a abertura de Uma viagem pelo povo da Alemanha?

Ontem o dia amanheceu feio. Céu nublado e ameaça de chuva. O clima foi melhorando e, até a hora da abertura da exposição no Centro de Criatividade de Curitiba, o sol foi dando o ar de sua graça. O porquê de tanta preocupação com o clima vinha do fato dessa exposição estar montada ao ar livre. Mesmo estando em área coberta, vento e chuva costumam ser um incômodo que espanta potenciais visitantes. Além dos amigos que compareceram, os passantes que passeavam pelo parque e alunos das oficinas de artes que são realizadas por lá estiveram presentes. Enfim, já em sua abertura a exposição contou com monitoria. Coisa raríssima de acontecer.
Conversei com muita gente curiosa, inclusive com uma mulher que, mesmo tendo visto toda a exposição (creio eu) veio me cumprimentar achando que as pessoas retratadas eram daqui:
"Eu vi as pessoas de casaco e pensei que fosse o inverno curitibano"- disse ela.
Enfim, nem sempre um banner enorme e um painel de abertura são visíveis. Mas quem sou eu para falar mal da percepção alheia? Eu já protagonizei episódios muito mais constrangedores que não vem ao caso mencionar. Vale a pena mencionar que estarei de volta lá no dia 04 de dezembro para a inauguração da Casa da Leitura. A intenção inicial era abrir a exposição junto a inauguração do novo espaço, mas imprevistos fazem parte do processo. De qualquer maneira, Uma Viagem pelo povo da Alemanha fica em exposição até fim de janeiro de 2009, com um pequeno lapso durante as festas de fim de ano, quando o espaço fica fechado ao público. Depois essa mostra se une com a que está em exposição no Goethe-Institut e segue viagem para outras localidades. Para você que vai estar em Curitiba nos próximos dois meses segue a dica do passeio: visite o belo parque São Lourenço e prestigie a exposição. Aproveito e deixo um abraço especial para os amigos Cassios, Luis, Fabio, Ivan, Paixão, Andrei e para os meus ex-alunos que trocaram as bolas: ou indo para a mostra do Goethe ou indo para esta abertura no período da tarde, quando eu já não estava mais lá. Ah, a percepção de que falei acima...

Um comentário:

Nacci disse...

Senhor Aguiar, a tempos acompanho com admiração seu trabalho, parabéns. Continue o sucesso...