sexta-feira, novembro 21, 2008

Como foi a abertura de Uma viagem pelos lugares da Alemanha?

Muito, muito legal. Ontem o Goethe-Institut Curitiba ficou cheio de gente curiosa. Nunca numa exposição expliquei tanto sobre o meu trabalho. Todos queriam saber sobre as técnicas que usei nas ilustracões e os lugares retratados. Amigos, alunos, colegas, curiosos e passantes alegraram o ambiente e não me deram tempo para desfrutar o coquetel que me contaram estar delicioso. Enfim, a exposição instigou a todos e tentei ser um bom guia para os presentes. Não poderia estar mais contente.

Pessoalmente confesso que não consigo mais olhar direito para as imagens. Não consigo focá-las. Preciso de um distanciamento por enquanto. Ao olhá-las nas paredes nem parece mais que fui eu quem as fez. Mas é uma sensação boa de que mais uma etapa foi vencida, mesmo eu não tendo feito tudo o que me propus. Tempo, espaço físico e imprevistos no percurso sempre deixam o trabalho incompleto. Nós é que decidimos que chegou a hora de parar (ou dar uma pausa) nesse processo orgânico e impreciso que é ir tocando um projeto pessoal aos poucos.

O que acontece no fim é sempre uma surpresa. Imagine então a minha quando um rapaz alemão me aponta uma das imagens da cidade de de Passau, na Bavária, e me diz: "Esta é a minha rua. Eu moro neste prédio". São momentos surreais assim que valem a pena. Eu tinha uma lista de imagens de Passau que queria ilustrar, mas não tive tempo habil de finalizá-las para essa exposição. E fui logo desenhar a rua onde mora Daniel, um estudante de intercâmbio presente na abertura. Enfim, o mundo me parece cada vez menor... Na imagem acima estou com a Dra. Claudia Roemmelt, diretora do Goethe-Institut Curitiba e com Beto Lança, da Fundação Cultural de Curitiba, a quem agradeço por todo o apoio dado a Reisetagebuch este ano. Abaixo comigo estão Nereide Custódio, Maristela Garcia (da Gibiteca de Curitiba), Adriano Loyola (quadrinista), Marili Azim e Roberto Alves (ambos da Coordenação de Artes Visuais da FCC).Sábado tem mais uma abertura, agora ao ar livre. É esperar que não chova e que mais uma bela confraternização aconteça. Sábado quase sempre chove em Curitba. Quase...

Um comentário:

Portal da Prosa disse...

Excelente trabalho..
parabens pelas Artes.
http://blogstony.blogspot.com/
Abraços!