
Saiu hoje uma pequena entrevista comigo no blog Gibizada do jornal
O Globo. Reproduzo aqui o texto, cortesia do jornalista Telio Navega, um dos grandes divulgadores dos quadrinhos na internet.
José Aguiar duplamente expostoAutor dos álbuns "Folheteen" e "Quadrinhofilia", o quadrinista curitibano José Aguiar estréia duas exposições em sua cidade esta semana. Na quinta-feira, a partir das 20h, no Goethe-Institut (Rua Reinaldino S. de Quadros 33), é a vez de "Uma viagem pelos lugares da Alemanha". E no sábado, a partir das 10h30m, no Centro de Criatividade de Curitiba (Parque São Lourenço), "Uma viagem pelo povo da Alemanha". José Aguiar, que venceu o último Prêmio HQ Mix na categoria "Site de autor", estará autografando seus livros no Parque São Lourenço. Por email, ele dá mais detalhes ao Gibizada:
Por que duas exposições?Realmente é uma experiência interessante essa de dividir um mesmo projeto em dois espaços distintos. A decisão se justifica porque este ano contei, além do Goethe-Institut (que me premiou com uma bolsa para ir à Alemanha em janeiro passado), com o patrocínio da Fundação Cultural de Curitiba, que se interessou pelo projeto "Reisetagbuch" (caderno de viagem, em alemão), me oferecendo um de seus espaços e custeou a impressão do material nele exposto. Na sede do Goethe-Institut temos uma exposição mais tradicional, em ambiente fechado, com as imagens expostas nas paredes. O espaço da Fundação (o Centro de Criatividade de Curitiba) é ao ar livre, junto a um dos mais belos parques da cidade, o São Lourenço. Devido a essa particularidade, as imagens foram adesivadas em suporte rígido, numa escala maior do que as do Goethe, que são no tradicional formato A3. Tematicamente, o Goethe ficou com a exposição que retrata lugares que visitei e me marcaram. E no Centro de Criatividade eu exponho os tipos humanos que encontrei pela Alemanha: crianças, jovens, idosos... São 32 imagens no Goethe-Institut e 31 no Centro de Criatividade e as duas mostras estarão abertas ao público até o fim de janeiro. Depois, ambas se tornam uma só.
Pretende levar as exposições para outras cidades?O Instituto Cultural Germânico em Niterói-RJ (onde expus "Quadrinhofilia" este ano) irá receber a exposição completa em 2009. A intenção é levar a exposição a outros espaços culturais do país, às demais sedes do Goethe-Institut, dentro e fora do Brasil, e também para festivais de quadrinhos. E já tenho convite oficial da Universidade de Passau, na Baviera, para levar a exposição à Alemanha no ano que vem. Mas o meu maior objetivo é levar "Reisetagebuch" ao papel. Gostaria muito de fazer algo semelhante ao belíssimo material da coleção "Cidades Ilustradas", da Editora Casa 21, com mais textos e também quadrinhos. Algo semelhante ao que faço no blog do projeto. Para isso eu busco editoras e empresas interessadas em apoiar financeiramente a continuidade do projeto, pois aos poucos ele está ganhando visibilidade dentro e fora do Brasil.
Já deu para aprender a língua alemã?Um pouquinho eu já entendo. Às vezes, até pego algum erro tolo nas legendas dos filmes! O falar está um pouco melhor. Aos poucos se perde o medo. Mas a minha gramática ainda está devendo. Mas é um idioma difícil esse alemão. Somente com muita dedicação e, se possível, imersão pode-se realmente dominá-la. Coisa que as profissões de quadrinista e ilustrador nem sempre permitem. Para entender melhor essas dificuldades, convido a todos a conhecerem (e comentar) meu blog do projeto, que nada mais é do que um rascunho do livro que pretendo publicar. Nele há depoimentos meus, fotos e rascunhos não aproveitados nas exposições.
Para conhecer o trabalho de Télio no Gibizada, clique
aqui.