sábado, janeiro 19, 2008

Ainda sobre o museu de cinema



















Fora os monstrinhos comentados abaixo, o museu possui uma excelente ala de 3 andares sobre o cinema alemão. Ver os storyboards de Metrópolis, filme de Fritz Lang é desconcertante. A maquete detalhada do estúdio onde foi filmado O Gabinete do Dr. Caligari (filme de 1919) foi emocionante, pois este é dos meus filmes favoritos. Inclusive o adaptei para os quadrinhos numa versão escrita pelo amigo Gian Danton. Essa HQ sairá em breve no livro Quadrinhofilia. Novidades, eu divulgo logo, logo.

O estúdio possuía paredes de vidro para permitir a entrada da luz solar. Havia até a inusitada partitura do Fox-Trot do Caligari! Boa parte dos clássicos como M - O Vampiro de Düsseldorfou os Os Nibelungos, tem documentos, roteiros originais e maquetes ilustrando o seu processo de criação.

A imagem que ilustra este post é uma ilustração que fiz de Louise Brooks. Musa doo cinema mudo, e um dos mais belos rostos do cinema, imortalizada no clássico filme a Caixa de Pandora. Falando em musas, Marlene Dietrich tem muito espaço no museu. Documentos, figurinos originais e até as malas de viagem da atriz montam um panorama da sua carreira. A mostra sai do cinema mudo e chega até o cinema alemão dos anos 90. A última peça é um manequinm que traja as roupas da atriz Franka Potente em Corra Lola, Corra. A peruca vermelha é falsa. Mas a roupa parece ser toda original.

Um comentário:

liber disse...

Nossa, quantas postagens num mesmo dia. E todas com bom conteúdo.
Você vai voltar com muito material pra trabalhar em cima, cara. Estou ansioso pra ver os resultados desse banquete cultural!

Excelsior!