quinta-feira, janeiro 17, 2008

O primeiro celular da história...


Vendo uma exporsição como essa, é possível se dar conta de como a arte do ocidente teve suas idas e vindas desde a Idade Média até o séc XVIII. Havia desde detalhes que lembravam o Art Nouveau em telas com 400 anos até surrealismos bem antes do século XX. Mas surreal mesmo é se dar conta do quanto o nosso olhar é influenciado por nosso cotidiano. Fora de contexto, sem a ajuda de alguém para explicar o significado das obras, é claro que que vamos nos valer do nosso repertório para analisar as obras. Piadinhas sobre beleza, poses duvidosas e proporção de figuras são inevitáveis.

O que dizer então do simpático celular que o amigo que ilusta este post segura de maneira tão publicitária?
Celular nada, é um pequenina bíblia num ângulo estranho. A imagem é detalhe da tela do espanhol Juan de las Roelas pintada em algum lugar entre 1554 e 1612. Detalhe: Para não ficar fazendo suposições engraçadinhas como eu, saiba que muitos museus dispõem serviço de audio-guias. Você paga uma taxinha e anda com um fone onde pode ouvir explicações sobre cada trabalho exposto em seu idioma favorito. Menos em português, não sei o porquê.

Um comentário:

liber disse...

Fantático.
Eu demorei pra enxergar a bíblia. Via só o celular. Fantástico josé!
Como o texto pode induzir a gente a interpretar a imagem! Essa daí tá no nível daquela da "Velha e da Moça" ou da "Taça e Rostos". Ótima ilusão.

Abraços!