sábado, janeiro 19, 2008

Alegria de Titãs


No mesmo museu dos posts anteriores, fotografei esta tela do italiano Giuseppe Cesari pintada entre 1504 e 1508. A cena reproduz a épica batalha grega de Perseu com o monstruoso Kraken, prestes a ceifar a vida da bela Andômeda.
Eu conheci a história através de um filme que marcou minha geração em inumeráveis reprises na TV : Fúria de Titãs.

Foi o último filme realizado pelo mestre dos esfeitos especiais Ray Harryhausen. Entre os anos 50 e 70, ele foi simplesmente a última palavra quando o assunto era criar filmes de fantasia. Em especial os que tinham monstros. Jasão e o Velo de Ouro e a trilogia do marujo Simbad são outros dos seus clássicos. Mas por que estou discorrendo tão entusiasmado sobre o assunto?

Estive na FilmHaus, o museu de cinema de Berlim, numa exposição fixa com a obra (leia-se os bonecos usados por Harrihausen) em seus filmes. Um corredor (com monstros gritando e a trilha sonora de Bernard Herrman sempre ao fundo) com criaturas expostas em vitrines com cenários que lembravam os filmes pode não parecer muita coisas ao ser descrito num texto, mas valeria por si só a visita ao museu.Depois falo do resto. Lá há também uma réplica do estúdio (com equipamentos reais de como funcionava o método de animação stop-motion, feita quadro-a-quadro, chamado de Dynamation.

Quem lembra de personagens como Calibus, Minaton, Babuíno, Pégasus (o cavalo alado de Perseu), Troglodita, esqueletos guerreiros e a clássica Medusa vai entender a empolgação deste post. Infelizmente, por ser particular, o museu não permite tirar fotos. Por isso o quadro que ilustra o texto, oportunamente fotografado na noite anterior.

Um comentário:

liber disse...

Caraca!

Puxa, Zé, parece que essa viagem de um mês não vai ficar nada a dever para aquela anterior de seis meses!

Pena que vc não pode bater as fotos. Só de ler sobre essa exposição do Harryhausen já fiquei empolgado.
Muito legal!

Continue curtindo assim!
Grande abraço