segunda-feira, janeiro 14, 2008

Por que Reisetagebuch?


Reisetagebuch significa caderno de viagem. Aqueles onde os viajantes registram suas impressões dos lugares por onde passam. Na Europa há vários publicados por artistas. No Brasil, a editora Casa 21 é a casa deles. Inclusive ajudei no que retrata minha cidade natal, Curitiba. De certa forma, este blog é uma extensão do meu caderno.

A Alemanha aconteceu para mim por influência de minha esposa Fernanda, que sempre apreciou e estudou a língua alemã. Em 2006 ela ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Leipzig onde moramos por um semestre. Foi minha primeira incursão além-mar... Sexta-feira fez uma semana que chegamos para esta segunda temporada em terras germânicas e, acredite, muito foi feito em tão pouco tempo. Essa lista de tarefas incluiu, adaptação, localização, algum turismo e aulas todas as tardes, que seguem até o fim do mês.

Um pouco disso você pode acompanhar aqui. Infelizmente essa correria não deu tempo para que novos desenhos fossem criados ainda. Mas a coleção de fotografias e impressões já está fervilhando em minha cabeça. Em breve começo a postar aqui o processo de criação, assim que ele estiver maduro. A cidade de Berlim ainda é muito nova para mim, há muito a descobrir e compreender. E não falo só do idioma...

A imagem que ilustra este post é o convite da primeira exposição de Reisetagebuch, realizada em dezembro de 2006 em Curitiba. Eu já estava me sentindo incomodado com a ausência de desenhos por aqui. Ela serve de aperitivo do que você pode esperar para a próxima leva de imagens que irão compor a nova exposição e o futuro livro. Ou não, pois posso mudar completamente a concepção das imagens desta vez.:-)

8 comentários:

Natania A S Nogueira disse...

Muito legal seu Blog, Aguiar! Eu me senti viajando, tb! Parabéns e muito sucesso na sua pesquisa!

Eliel disse...

Grande José, ótima iniciativa! Espero que aproveite bastante e, quando voltar, que tal marcarmos um boteco (obviamente no Bar do Alemão), para falar mais sobre a viagem?

Andrei Moscheto disse...

estamos esperando os desenhos, sejam eles na concepção que aparecer por aí!

Luiz Modesti disse...

Faaaala loco
Ducarai o seu blog. Vou indicar p/ minha namorada, q ta fazendo facul de turismo. Vc ta mandando bem. Seguinte, se bater a saudades da terrinha, entra no site www.pinhaisfm.com.br e escuta o meu programa. De segunda a sexta é das 13:00 as 16:00 (horário de Brasilia, claro) e no sábado das 14:00 as 17:00.
To indicando p/ vc pq a minha programação conciste principalmente de música nacional.Se bater saudades, liga lá.
Abraços e aproveite bem a Alemanha.
Luiz Carlos de Modesti Jr

Cadu Simões disse...

Ae Zé! Seja bem vindo a blogosfera!
Ah, e vc ainda está me devendo aquela sua hq do Gralha pro blog do Quarto Mundo. =)

Unknown disse...

Se falta quadrinhos ou desenhos, sobra texto. É legal e surpreendente encontrar um texto tao gostoso e articulado em um blog de desenhista.até amanha.

liber disse...

Daê, Zé!
Se vc mostrar a produção desse livro passo a passo desde a concepção, vai ser duca!
Continua postando daí que a gente vai acompanhando daqui!

Abraços e sucesso!

Artigas disse...

Estou muito ansioso para ter este em mãos!
Como se nao bastasse o primor da arte, seu olhar sobre as coisas é estimulante, sofisticado e divertido.
Vou juntar minhas moedinhas aqui.